Universitários de Campo Alegre reclamam da falta de vagas em vans estudantis

Os estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que moram no município de Campo Alegre, denunciaram a falta de transporte para se deslocarem até a capital. Segundo eles, a prefeitura oferece duas vans e essa quantidade não é suficiente para atender a demanda, fazendo com que muitos alunos percam as aulas.

A estudante de Serviço Social, Achylley Santos diz que o deslocamento até a capital é muito caro, cerca de R$ 15 apenas um trajeto, e muitos estudantes não conseguem pagar o valor. “Não tem condições. Um amigo meu já estava pensando em trancar o curso e ir para a outra universidade, que é onde tem transporte. Ninguém resolve nada, a gente já sai do ensino médio sucateado e entra na universidade para ter esse desestímulo”, desabafa Achylley.

A assessoria de comunicação da prefeitura de Campo Alegre informou que  é disponibilizado transporte nos três turnos para cerca de 600 estudantes até Maceió, São Miguel dos Campos e Arapiraca, e explicou que o município não pode contratar mais veículos por falta de recurso.

Um estudante, que preferiu não se identificar, disse que são 30 lugares disponíveis, e a demanda já é de 46 pessoas. “O número de alunos aumenta todos os anos, mas a prefeitura alega um problema financeiro e diz que não é a obrigação do município disponibilizar transporte universitário”, disse o estudante.

Segundo ele, os alunos foram barrados três vezes apenas este mês e por diversas vezes uma van já precisou trazer 29 alunos amontoados em uma das viagens.

A prefeitura também informou que um recadastramento foi iniciado esta semana para avaliar a quantidade de novos alunos e tentar procurar uma solução para o problema.

Botão Voltar ao topo